Esse é um espaço dedicado a homenagear importantes figuras históricas para o transporte aeromédico brasileiro e que merecem esse reconhecimento por suas relevantes contribuições no crescimento e na formação de profissionais do Resgate e Transporte Aeromédico no Brasil. 

Através da presente referência elogiosa, com grande orgulho e imensa satisfação, agradecemos o altíssimo desempenho devotado no cumprimento de múltiplas e complexas atividades e tarefas inerentes transporte de pacientes pelo modal aéreo, contribuindo sobremaneira ao engrandecimento dos profissionais que se dedicam a esta atividade mediados por inúmeros cursos, palestras e produções científicas que até o presente nos inspiram.

 

Para ABRAERO seus feitos são indeléveis!

 

Conheça um pouco mais sobre suas trajetórias:

Brigadeiro Médico Eduardo Serra Negra Camerini

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1981. Fez residência Médica em Pneumologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1983 – 1985). Pós-Graduado em Medicina Legal e Deontologia Médica (1984), Medicina do Trabalho (1985), Medicina Aeroespacial (1986) e Especialização em Medicina Aeroespacial – Força Aérea dos Estados Unidos da América. (1996).

Possui Curso de Segurança de Voo: Fator Humano – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos CENIPA – (1987), Curso de Resgate – Polícia Militar do Estado de São Paulo (1989) e Curso de Fator Humano em Segurança de Voo – Universidade do Sul da Califórnia (1995).

Atuou como Médico de Esquadrão do 1º/11º Grupo de Aviação – Base Aérea de Santos (1987 – 2007), Médico da equipe de militares da FAB participantes da Missão de Intercâmbio SAR (Busca e Salvamento) Força Aérea Brasileira – United States Air Force, nos Estados Unidos (1987), Tripulante Operacional das aeronaves UH-1H “Huey” e UH-50 Esquilo, com cerca de 950 horas de voo, Diretor Geral da AeroAmbulance, divisão da GMF – Brasil (1991), Colaborou com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, auxiliando na implantação do Serviço de Radio-Patrulha Aérea e Resgate Aeromédico, sendo graduado como instrutor de Resgate pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de São Paulo (1989) e Chefe da Equipe de Resgate do 1º/11º Grupo de Aviação (1988 – 1994). 

Foi o criador e desenvolvedor do Curso de Capacitação em Socorro Pré-Hospitalar Militar, da Força Aérea Brasileira (1998-2006), sendo seu responsável técnico. Executou diversas missões de resgate e transporte aeromédico, nacionais e internacionais. Foi instrutor do ACLS (Advanced Cardiac Life Support) – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (2008-2011). Coordenador do Curso Introdutório à Medicina Aeroespacial – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Diretor do Instituto de Fisiologia Aeroespacial da Aeronáutica (2009 – 2011)

Na área de Segurança de Voo, foi instrutor de Fator Humano e Investigação Médica de Acidentes Aeronáuticos – Centro Nacional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA desde 1988 até 2015, com curso de especialização em Fator Humano na Universidade do Sul da Califórnia, com mais de 30 investigações realizadas de acidentes aéreos, inclusive dos três maiores acidentes da história recente da aviação comercial brasileira, quais sejam o GOL 1907, TAM 3054 e Air France 447. Recebeu o Prêmio “Destaque SIPAER”, em 2001, pelos relevantes serviços prestados à Segurança de Voo do Brasil.

Como participação acadêmica foi Membro da Associação de Medicina Aeroespacial dos Estados Unidos da América, Membro da Associação de Medicina Militar dos Estados Unidos da América e Membro Titular da Academia Brasileira de Medicina Militar, ocupando a cadeira de número 16.

Dentre as principais obras estão:  Traumas e Dores de Coluna em Tripulações de Helicóptero. Revista do Centro de Medicina Aeroespacial – CEMAL (1990), Medicina Aeroespacial. Capítulo do livro “ABC do Voo Seguro” de Manoel J. C. de Albuquerque Filho (1991), Avaliação da proteção térmica oferecida pelo uniforme de voo da Força Aérea Brasileira. Revista de Medicina da Aeronáutica (1991), Guia Prático de Auto-Medicação. Revista do SERAC-IV (1992) e Operação “Tempestade no Deserto”: Aspectos Médicos. Revista de Medicina da Aeronáutica, Vol 1 (1993).  Editor da apostila do Curso de Capacitação em Socorro Pré-Hospitalar Militar. (Todas as edições: 1998 – 2012).

Profa. Dra. Thais Russomano

MSc, PhD possui graduação pela Faculdade de Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Aerospace Medicine – Wright State University (1991), PhD em Space Physiology – King’s College London (1998) e estágio pós-doutoral no Centre for Human and Applied Physiological Sciences (CHAPS), King’s College London (2006-2007). Fundou em 1999 e atuou como coordenadora até 2017 do Centro de Microgravidade/PUCRS, centro de referência internacional no estudo da fisiologia humana espacial, da engenharia biomédica espacial, da medicina de aviação e da Telessaúde. Foi Professora Titular da Escola de Medicina da PUCRS e Senior Lecturer & Deputy Director do Mestrado em Space Physiology & Health, Faculty of Life Sciences and Medicine, King’s College London (2009-2020). Participa de várias atividades acadêmicas em diversas Universidades, como o KCL-UK, UFCSPA-Brasil, Univ de Lisboa-Portugal, Aalto Univ-Finlândia, Deggendorf Inst of Technology-Germany, Carol Davila Univ of Med & Pharmacy, Bucareste, Romênia. É co-fundadora & CEO da InnovaSpace Ltd, (UK), co-fundadora & CMO do International Space Medicine Consortium (ISMC – USA), Diretora da AstroBionix, membro da International Academy of Aviation and Space Medicine (IAASM) e da International Academy of Astronautics (IAA), onde foi eleita Membro do Board of Trustees para o período de 2019-2023. Tem vasta experiência profissional com inúmeros livros, capítulos e artigos publicados e apresentados em eventos científicos, também sendo detentora de 8 patentes. Possui mais de 30 anos de experiência em ensino, pesquisa e inovação em medicina aeroespacial, fisiologia espacial e saúde digital. Participou de 2 campanhas de voos parabólicos da Agência Espacial Europeia, onde testou novas técnicas e equipamentos médicos. Atua como editora e revisora de várias revistas científicas nacionais e internacionais. Coordenou, enquanto professora no Brasil, diversos projetos de pesquisa, incluindo estudos financiados por editais Finep, Fapergs, Capes e CNPq. Possui importante projeção internacional, proferindo, anualmente, inúmeras palestras em temas relacionados à ciência aeroespacial e à telessaúde em universidades e instituições de ensino-pesquisa internacionais. Atuou como Mentora voluntária da Space4Women Initiative, Unoosa-Nações Unidas (2019-2020).

Tenente Coronel Enfermeira Maria Sílvia de Oliveira

Nascida em Campinas, São Paulo, dia 10 de agosto de 1959. Graduada em Enfermagem na primeira turma da UNICAMP. Oficial da primeira turma do Comando da Aeronáutica. Na Reserva Remunerada desde 2009. Instrutora de Treinamento Fisiológico Aeroespacial do Instituto de Medicina Aeroespacial Major Brigadeiro Roberto Teixeira do Comando da Aeronáutica (IMAE). Fundadora e Presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Aeroespacial e Aeromédica (SBEAAER). Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pela ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) – Canoas – Rio Grande do Sul. Mestra em Multimeios pela UNICAMP.